Você ainda pode se inscrever! A prova pode ser realizada até dia 30/12/24, às 23h59.
A 1ª OLIMPÍADA NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (ONIA BRASIL) é uma competição científica de alcance nacional realizada anualmente e com participação voluntária e gratuita, organizada por três instituições: EduSpace, H2IA/UFPel e IIA/LNCC que, juntas, formam a Comissão Organizadora da ONIA. A olimpíada visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área emergente.
No flyer, estão reunidas as principais informações sobre a Olimpíada, tornando o material ideal para ser enviado por e-mail ou WhatsApp.
A Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA) é, oficialmente, a competição que designará os alunos que representarão o Brasil na prestigiada IOAI - International Olympiad in Artificial Intelligence. Este evento global, que acontecerá em Pequim, China, em 2025, reunirá os maiores talentos em inteligência artificial de todo o mundo!
Com um documento que outorga à EduSpace/ONIA como encarregados pela seleção da equipe brasileira (clique aqui para acessar o documento), estamos prontos para identificar e capacitar os brilhantes jovens que levarão o nome do Brasil ao topo. Fique atento às próximas etapas do processo seletivo e prepare-se para fazer parte desta jornada incrível rumo à glória na IOAI 2025!
Elena Marinova, cofundadora e membro do conselho da IOAI - Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial e Antônio Henrique Carlan Júnior, coordenador da 1ª ONIA Brasil e membro do conselho da IOAI, convidam todos os estudantes apaixonados por IA a participarem dessa incrível competição!
Elena Marinova, cofundadora e presidente do Conselho da IOAI - Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial, e Daniel Lavouras (Bagual), integrante da Comissão Organizadora da 1ª ONIA Brasil, convidam todos os estudantes apaixonados por IA a participarem dessa incrível competição!
A ONIA possui como vínculo acadêmico o H2IA, Hub de Inovação em Inteligência Artificial. Fundado em 2019 pela UFPel, o H2IA visa conectar a academia, profissionais, comunidade e empresas interessadas no desenvolvimento e na aplicação de Inteligência Artificial (IA) na região sul do estado. As atividades têm como foco incentivar a adoção da IA, promovendo a colaboração entre diferentes setores e impulsionando o crescimento regional por meio de inovação tecnológica.
João Gomez é engenheiro de aerovias (ITA-61) e empresário, tendo sido por 17 anos vice presidente do Grupo Abril. É um grande apoiador de iniciativas com viés educacional. Incentivador do FADA, um programa que auxilia estudantes menos privilegiados a cursarem o ITA e criador da ITAEx, uma iniciativa de ex-alunos que apoia o ITA nas mais diversas áreas.
Dado que a IA é um avanço tecnológico com impacto significativo no cotidiano, a ONIA objetiva tornar a Inteligência Artificial (IA) um tema mais acessível para a população não acadêmica por meio de uma abordagem didática e objetiva. Participantes das fases iniciais da olimpíada adquirirão conhecimentos básicos sobre IA e compreenderão suas aplicações e o impacto futuro em suas vidas.
Ao contrário de ciências como física e matemática, a IA ainda não possui um corpo de conhecimentos consolidado quando se pensa nos anos iniciais de formação dos alunos. A ONIA foi concebida, então, para estimular o aprendizado através da própria participação, em que o aluno se sente desafiado a evoluir por conta e ritmo próprios, de modo a levar os estudantes a descobertas e a uma compreensão mais profunda do tema. Com base na experiência acumulada ao longo das edições da ONIA, planeja-se desenvolver materiais de estudo abertos e atualizados voltados para o ensino básico.
O Brasil se destaca como pioneiro no ensino de Inteligência Artificial ao ser o primeiro país a implementar uma olimpíada dedicada ao tema. O coordenador da ONIA, após participar da primeira edição da IOAI, foi eleito membro do conselho internacional, contribuindo para a creditação de novos países e a implementação de suas respectivas olimpíadas nacionais de IA. Esse papel de liderança global ressalta a importância de criar materiais educativos e fortalecer a colaboração internacional, enriquecendo a experiência e o conhecimento compartilhado.
A ONIA atuará como um farol de talentos, identificando e selecionando os estudantes mais promissores para se tornarem futuros cientistas e líderes em Inteligência Artificial. Esses talentos representarão o Brasil na IOAI e, a médio e longo prazo, impulsionarão o crescimento da indústria de IA no país. Com seu pioneirismo, o Brasil poderá se tornar uma referência global na área, competindo com outras potências tecnológicas.
A ONIA atua como um elo entre a academia e o ensino básico, promovendo a interação entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, e alunos do ensino básico. Essa conexão beneficia os participantes da olimpíada, que aprendem diretamente com especialistas, e estimula o desenvolvimento de habilidades didáticas e pedagógicas. Além disso, essa aproximação favorece a evolução do ensino e a especialização em tecnologias de IA em áreas intermediárias, como técnicos e trabalhadores não acadêmicos.
A ONIA é responsável pela seleção e pela preparação da equipe representante do Brasil que competirá na IOAI, a primeira Olimpíada Internacional de IA do mundo. A edição de 2025 da IOAI será sediada na China, em Pequim.
A participação na Olimpíada é voluntária e gratuita, sendo possível inscrever-se em duas categorias:
Regular
Estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental, a partir do 8º ano, e estudantes do Ensino Médio. Os estudantes que se enquadram nesse pré-requisito poderão participar, se classificados, de todas as fases da ONIA como também poderão participar tanto da cerimônia de premiação quanto da Olimpíada Internacional de IA.
Livre
Aqueles que não se enquadram na categoria regular poderão participar das duas primeiras fases da Olimpíada sem possibilidade de ir adiante. Aqueles que participarem terão acesso a certificação de horas complementares. Participação fortemente indicada para professores do ensino básico que tenham interesse em participar da difusão do conhecimento sobre a área.
A ONIA BRASIL é composta de 4 fases distintas: as duas primeiras compõem o Ciclo Básico e as duas últimas, o Ciclo Preparatório.
Composto pelas Fases 1 e 2, este ciclo visa desmistificar a Inteligência Artificial, proporcionando uma introdução acessível e um aprofundamento crítico, capacitando os participantes a entenderem e aplicarem conceitos de IA de forma consciente e segura.
Esse ciclo, composto pelas Fases 3 e 4, visa desenvolver nos estudantes habilidades práticas em IA e oferece capacitação especializada preparando-os, inclusive, para competir na Olimpíada Internacional de IA.
Inscreva seus alunos diretamente e faça da Olimpíada uma grande oportunidade de ampliar os espaços de aprendizado dos estudantes.
Aníbal tem 22 anos de experiência em VC/PE e Fundo Soberano (Temasek). 8 anos em consultoria estratégica na McKinsey e Bain & Co. Formado em Administração pela FGV e MBA em finanças pela Universidade de Chicago. CFA e Gestor CVM.
João Gomez é engenheiro de aerovias (ITA-61) e empresário, tendo sido por 17 anos vice presidente do Grupo Abril. É um grande apoiador de iniciativas com viés educacional. Incentivador do FADA, um programa que auxilia estudantes menos privilegiados a cursarem o ITA e criador da ITAEx, uma iniciativa de ex-alunos que apoia o ITA nas mais diversas áreas.
É empresário, membro do Conselho de Administração da Vasta Somos e da SEB Alta Performance, presidente da Abraspe (Associação Brasileira dos Sistemas e Plataformas de Ensino) e do Conselho da Fundação Pitágoras. Também é conselheiro de várias organizações não-governamentais (ONGs) dedicadas à melhoria da educação pública. Foi CEO da Abril Educação, diretor Acadêmico da Kroton e da Estácio (YDUQS), diretor de plataformas educacionais do Grupo Santillana. Iniciou a carreira lecionando Química no Anglo Vestibulares.
Sidney Breyer é engenheiro mecânico (ITA-93). É empreendedor e investidor tendo co-fundado e investido em mais de 20 empresas e startups no Brasil USA e Nova Zelândia, sendo 5 líderes de Mercado como Alog Data Centers(Equinix Brasil), Grupo Salta Educação, Conexa Saude, Mandic(Claranet) e Trinks(Stone), atualmente mantém participações na Salta Educação, Conexa Saúde, Fundo Aggir Ventures, Rocket Dreams, Arcca, Nola, entre outras.
Arthur Casals é um pesquisador e empreendedor especializado em Inteligência Artificial (IA) e Sistemas Distribuídos, com ênfase em Sistemas Multiagentes (SMA) e resolução colaborativa de problemas. Com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de software em diversos setores, ele obteve seu doutorado em IA pela Sorbonne Université, na França, complementando sua formação em Engenharia de Computação pelo ITA, no Brasil. Sua expertise inclui aplicações em mercados financeiros, jogos, educação e computação de ponta. Atualmente Arthur é membro do grupo de trabalho de Agentes Inteligentes do Comitê Técnico de IA da Federação Internacional para Processamento de Informações (IFIP).
Sílvio Mota é educador, consultor escolar e professor de matemática, com mais de 40 anos de experiência em magistério. Possui MBA em Gestão Escolar e é Mestre em Educação Matemática, especialista em TRI. Foi líder da equipe brasileira na Olimpíada Internacional do Cone Sul e destacou-se na preparação de alunos aprovados no ITA e IME. Exerceu funções de supervisão e direção no Colégio 7 de Setembro e na Rede Inspira, além de prestar consultoria na área escolar. Sílvio é reconhecido pela elaboração de itens para cursos técnicos, vestibulares e concursos como ENEM e SAEB, é autor da coleção Enem Total e da Editora Ipiranga. Lidera projetos educacionais inovadores e tem uma vasta experiência na área.
Teixeira Junior é educador, nexialista, além de CEO da Edukkare PedTech. Com mais de 28 anos dedicados ao desenvolvimento de projetos de performance acadêmica e formação de professores, possui um histórico de liderança em olimpíadas científicas, alcançando resultados de destaque em instituições como Farias Brito, SOMOS Educação e na Secretaria de Educação do estado de São Paulo.
Sua trajetória se confunde com a democratização, a internacionalização e o destaque do Brasil nesses eventos, incluindo a promoção da cultura de Vagas Olímpicas e suporte a programa de bolsas internacionais.
Cientista da Computação e Filósofa com Doutorado em Inteligência Artificial pela Sorbonne Université - Pierre et Marie Curie. É Coordenadora do Movimento Meninas Olímpicas do Brasil e do Torneio Feminino de Computação. Faz parte da comissão gestora do Torneio de Física para Meninas e da Olímpíada Nacional de Filosofia. É pioneira na luta pela igualdade de gênero em olimpíadas de conhecimento e na incorporação da ciência da computação no currículo da Educação Básica pública no Brasil. Devido a esse pioneirismo foi agraciada com várias prêmios, entre eles o prêmio Mulheres na Ciência 2024 da Câmara Federal e uma homenagem na 60ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática pela criação do Prêmio Meninas Olímpicas - IMO.
A 1ª OLIMPÍADA NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (ONIA BRASIL) é uma competição científica de alcance nacional realizada anualmente e com participação voluntária e gratuita, organizada por três instituições: EduSpace, H2IA/UFPel e IIA/LNCC que, juntas, formam a Comissão Organizadora da ONIA. A olimpíada visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área emergente.
Letramento digital
Dado que a IA é um avanço tecnológico com impacto significativo no cotidiano, a ONIA objetiva tornar a Inteligência Artificial (IA) um tema mais acessível para a população não acadêmica por meio de uma abordagem didática e objetiva. Participantes das fases iniciais da olimpíada adquirirão conhecimentos básicos sobre IA e compreenderão suas aplicações e o impacto futuro em suas vidas.
Inclusão do tema no ensino básico
Ao contrário de ciências como física e matemática, a IA ainda não possui um corpo de conhecimentos consolidado quando se pensa nos anos iniciais de formação dos alunos. A ONIA foi concebida, então, para estimular o aprendizado através da própria participação, em que o aluno se sente desafiado a evoluir por conta e ritmo próprios, de modo a levar os estudantes a descobertas e a uma compreensão mais profunda do tema. Com base na experiência acumulada ao longo das edições da ONIA, planeja-se desenvolver materiais de estudo abertos e atualizados voltados para o ensino básico.
Brasil pioneiro no ensino de IA no mundo
O Brasil se destaca como pioneiro no ensino de inteligência artificial ao ser o primeiro país a implementar uma olimpíada dedicada ao tema. O coordenador da ONIA, após participar da primeira edição da IOAI, foi eleito membro do comitê internacional, contribuindo para a creditação de novas equipes e a implementação de olimpíadas nacionais de IA em outros países. Esse papel de liderança global ressalta a importância de criar materiais educativos e fortalecer a colaboração internacional, enriquecendo a experiência e o conhecimento compartilhado.
ONIA como farol de talentos
A ONIA atuará como um farol de talentos, identificando e selecionando os estudantes mais promissores para se tornarem futuros cientistas e líderes em inteligência artificial. Esses talentos representarão o Brasil na IOAI e, a médio e longo prazo, impulsionarão o crescimento da indústria de IA no país. Com seu pioneirismo, o Brasil poderá se tornar uma referência global na área, competindo com outras potências tecnológicas.
ONIA como eixo entre a academia e o ensino base
A ONIA atua como um elo entre a academia e o ensino básico, promovendo a interação entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, e alunos do ensino básico. Essa conexão beneficia os participantes da olimpíada, que aprendem diretamente com especialistas, e estimula o desenvolvimento de habilidades didáticas e pedagógicas. Além disso, essa aproximação favorece a evolução do ensino e a especialização em tecnologias de IA em áreas intermediárias, como técnicos e trabalhadores não acadêmicos.
A participação na Olimpíada é voluntária e gratuita, sendo possível inscrever-se em duas categorias:
Regular
Estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental, a partir do 8º ano, e estudantes do Ensino Médio. Os estudantes que se enquadram nesse pré-requisito poderão participar, se classificados, de todas as fases da ONIA como também poderão participar tanto da cerimônia de premiação quanto da Olimpíada Internacional de IA.
Livre
Aqueles que não se enquadram na categoria regular poderão participar das duas primeiras fases da Olimpíada sem possibilidade de ir adiante. Aqueles que participarem terão acesso a certificação de horas complementares. Participação fortemente indicada para professores do ensino básico que tenham interesse em participar da difusão do conhecimento sobre a área.
A inscrição individual pode ser realizada até 25/11/2024 (23h59) de duas maneiras: diretamente pelo aplicativo oficial da competição (app Olímpico, disponível para iOS e Android), ou através de formulário disponível nesse link.
O professor também pode inscrever seus alunos, bastando para isso acessar esse link e fornecer as informações solicitadas.
INSCRIÇÕES:
De 11/1/2024 (00h) até 24/11/2024 (24h59).
Importante: é possível se inscrever mesmo que o período de realização da prova já tenha iniciado.
CICLO BÁSICO
Composto pelas Fases 1 e 2, este ciclo visa desmistificar a Inteligência Artificial, proporcionando uma introdução acessível e um aprofundamento crítico, capacitando os participantes a entenderem e aplicarem conceitos de IA de forma consciente e segura.
1ª Fase: Letramento Digital
De 11/11/24 a 25/11/24
A fase inicial da ONIA é concebida para ser o primeiro contato com conceitos e habilidades de Inteligência Artificial livre de vieses midiáticos e artísticos. O participante realizará uma prova que não irá demandar conhecimento prévio sobre o tema além da habilidade de interpretação textual básica. Devido à mística que envolve tudo relacionado a IA, levando o participante a pensar no tema como algo sempre de altíssima complexidade, a etapa terá a função de desmistificar o tema, abordando conceitos básicos sobre o que é IA, sua história, segurança digital, ética e aplicações.
A Comissão Organizadora trabalhará no sentido de elaborar uma prova que busque motivar o participante a seguir com seu aprendizado. Composta por 20 questões objetivas, com apenas uma alternativa correta, formuladas e revisadas por especialistas, on-line (pode ser feita no celular ou no computador), ela estará aberta durante duas semanas e sem tempo limite a partir da primeira abertura da prova no portal. O estudante poderá e será incentivado a consultar sobre o tema durante a prova.
2ª Fase: Aprofundamento Técnico
De 04/12/24 a 11/12/24
Nessa fase, o estudante será introduzido a conceitos mais aprofundados sobre Inteligência Artificial e suas aplicações no dia-a-dia. A etapa também não exigirá conhecimento prévio mas, diferentemente da primeira, essa será mais desafiadora e instigue o participante a buscar maior aprofundamento para que possa responder corretamente às perguntas feitas. Já ciente do básico do que é IA de fato e de algumas aplicações, o participante será confrontado também com questões sensíveis como implicações sociais, políticas e de segurança voltadas ao tema. Aqui o participante se torna alguém consciente e seguro para que não seja vítima da onda de inverdades que costuma acompanhar inovações recentes. O formato e a dinâmica da prova serão os mesmos da primeira fase, com duração de uma semana. O estudante poderá e será incentivado a consultar sobre o tema durante a prova.
CICLO PREPARATÓRIO
Esse ciclo, composto pelas Fases 3 e 4, visa desenvolver nos estudantes habilidades práticas em IA e oferece capacitação especializada preparando-os, inclusive, para competir na Olimpíada Internacional de IA.
3ª Fase - Primeiro Contato Prático
De 10/02/25 a 17/02/25
Nessa fase, o estudante deverá realizar uma tarefa prática com ferramentas que estejam dentro do espectro do que se considera Inteligência Artificial. A etapa será realizada com incentivo e material de apoio providenciado pela Comissão Organizadora para que o estudante consiga realizar as tarefas utilizando programação como acontece no mundo acadêmico e empresarial. Essa etapa é concebida para ser uma fase que venha a identificar aqueles estudantes que possuam as características demandadas para compor a equipe brasileira a ser, potencialmente, enviada para a olimpíada internacional. O participante receberá conjuntos de dados para a análise e terá de enviar um conjunto resposta de acordo com especificações prévias da banca e também um outro arquivo apresentando a metodologia usada para atingir os resultados enviados. O prazo será de uma semana para o envio dos arquivos. O estudante poderá e será incentivado a consultar sobre o tema e sobre as metodologias durante o prazo da prova.
4ª Fase - Treinamento para a Internacional
Abril de 2025
Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes receberão um treinamento específico para a fase final focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Essa formação é obrigatória e faz parte da competição. Os participantes terão aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação. Tarefas similares àquelas aplicadas na Olimpíada Internacional serão dadas aos participantes. Ao final, todos serão avaliados e os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro. Os ganhadores participarão de uma cerimônia de premiação e seguirão treinamento para participar da Olimpíada Internacional de IA em 2025, em Pequim.
Veja quem pode participar, como realizar sua inscrição e, principalmente, quais as fases da ONIA BRASIL